11 de dezembro de 2013

Desapegue-se, e renove-se em 2014!

Olá! Fim de ano chegando, tanta coisa aconteceu! outras nem tanto... lá vem a expectativa de um novo começo, a chance de refazer... Desapegar-se é preciso! É tempo de refletir sobre o que deve continuar com a gente e o que pode ficar para trás. A felicidade do novo ano talvez dependa de um coração aberto para mudanças.

E então? Você não gostaria de dar uma destralhada em suas coisas, em suas emoções, em sua vida? Leia o texto abaixo e veja se de repente não é este o momento ideal para o colarmos em prática!




Destralhe-se
por Carlos Solano

"-Bom dia, como tá a alegria?" Diz dona Francisca, minha faxineira rezadeira, que acaba de chegar.
"-Antes de dar uma benzida na casa, deixa eu te dar um abraço que preste!" E ela me aperta.
Na matemática de dona Francisca, quatro abraços por dia dão para sobreviver; oito ajudam a nos manter vivos; 12 fazem a vida prosperar.
Falando nisso, vida nenhuma prospera se estiver pesada e intoxicada. Já ouviu falar em toxinas da casa?  E toxinas da alma? Por onde começar a destralhar?

Comece pelos objetos que você não usa
- roupas que você não gosta ou não usa há um ano;
- coisas sem uso ou quebradas, lascadas ou rachadas;
- velhas cartas ou bilhetes, plantas mortas ou doentes;
- recibos/jornais/revistas antigos, remédios vencidos;
- meias velhas ou furadas, sapatos estragados...

Ufa, que peso! O que está fora está dentro e isso afeta a saúde, aprendi com dona Francisca. "Saúde é o que interessa. O resto não tem pressa", ela diz, enquanto me ajuda a 'destralhar', ou liberar as tralhas da casa...
O 'destralhamento' é a forma mais rápida de transformar a vida e ajudar nas outras eventuais terapias. 

Com o destralhamento:
- A saúde melhora;
- A criatividade cresce;
- Os relacionamentos se aprimoram...

É comum se sentir cansado, deprimido, desanimado, em um ambiente cheio de entulho, pois existem fios invisíveis que nos ligam à tudo aquilo que possuímos.

Os outros possíveis efeitos que acúmulo e a bagunça podem causar a você são ainda mais indesejáveis: sentir-se desorganizado; fracassado; limitado; aumento de peso; apego ao passado...

No porão e no sótão, as tralhas viram sobrecarga; na entrada, restringem o fluxo da vida; empilhadas no chão, nos puxam para baixo; acima de nós, são dores de cabeça; sob a cama, poluem o sono.

Mas para destralhar, o desapego faz-se necessário. E não é fácil. Que perguntas devemos nos fazer para facilitar esse processo?
- Por que estou guardando isso?
- Será que tem a ver comigo hoje?
- O que vou sentir ao liberar isto?
...e vá fazendo pilhas separadas...
- Para doar! Para jogar fora!

Para destralhar mais:
- livre-se de barulhos, das luzes fortes, das cores berrantes, dos odores químicos, dos revestimentos sintéticos, e também...

E as toxinas da alma? Livre-se delas também! \o/
- libere mágoas, diminua o uso da carne, liberte-se dos vícios, termine projetos inacabados.

"Se deixas sair o que está em ti, o que deixas sair te salvará.. Se não deixas sair o que está em ti, o que não deixas sair te destruirá", arremata o mestre Jesus, no livro de Tomé.

"Acumular nos dá a sensação de permanência, apesar de a vida ser impermanente", diz a sabedoria oriental. O ocidente resiste a essa ideia e, assim, perde contato com o sagrado instante presente.

Dona Francisca me conta que "as frutas nascem azedas e no pé vão ficando docinhas com o tempo. A gente deveria ser assim", ela diz: "Destralhar ajuda a adocicar." Se os sábios concordam, quem sou eu para discordar.

Gostaram da ideia? Que tal transformá-la em ação? Se for para seu benefício e alegria, que assim seja! Não esqueça, porém, de dar um destino adequado a cada uma das tralhas que descartar. Lembre-se que muitas delas podem ser úteis para outras pessoas...

Com esta perspectiva de renovação e esperança, me despeço de 2013 e de todos os meus queridos alunos e colaboradores, com muita gratidão no peito e lembranças inesquecíveis. Desejo a todos vocês um fim de ano iluminado e um novo ano de paz, realizações e plenitude de vida!


Namastê!
Marise Armondes

4 de dezembro de 2013

Aulas em dezembro

Queridos Alunos e Alunas,

Nossas aulas de yoga acontecerão até o dia 19 de dezembro (quinta-feira). Faremos um breve recesso nesse final de ano e no começo de janeiro de 2014. Retomaremos nossas aulas dia 13 de janeiro.

Haverá reposição das aulas que ficarem faltando para completar o mês de dezembro, a partir da sexta-feira 29/11. Confira a agenda de reposição:

29/11 – sexta feira – 7:00 – 8:15 – 17:30 e 19:30
30/11 – sábado – 8:30
06/12 – sexta-feira – 7:00 – 8:15 – 17:30 e 19:30
07/12 – sábado – 8:30

As gestantes também podem escolher qualquer horário, que receberão um atendimento especial durante as aulas.

A agenda abre novas possibilidades de dias e horários, mas você pode escolher repor suas aulas todos os dias, se quiser. Tenho certeza de que você vai adorar praticar yoga todo dia, sabe porque?

Porque todo dia é dia de yoga!


Namastê
Marise Armondes

1 de novembro de 2013

Osho e a meditação



O que é a meditação? É uma técnica que se pode praticar? É um esforço que temos que fazer? É algo que a mente pode conseguir? Não. Tudo o que a mente é capaz de fazer não pode ser meditação.

Trata-se de algo que está além da mente, e nesse terreno da mente é absolutamente inútil tentar meditar. A mente não pode acessar a meditação. Onde termina a mente começa a meditação. É necessário lembrar-se disso, porque em nossas vidas, façamos o que façamos, será através da mente; o que quer que obtemos, obtemos através da mente. 

E então, quando nos voltamos para dentro, novamente começamos a pensar em termos de técnicas, métodos, ações, porque toda a experiência de vida nos mostra que a mente pode conseguir tudo. Sim, exceto a meditação, a mente pode conseguir tudo. Tudo a mente executa, exceto a meditação. Porque a meditação não é uma conquista; é um estado prévio: é a nossa natureza.

Não é necessário adquiri-la; somente é necessário reconhecê-la. Ela está lá à nossa espera desde sempre: basta que nos voltemos para ela que a encontraremos à nossa disposição.

A meditação é nossa natureza intrínseca: somos nós, é nosso ser, não tem nada a ver com nossas ações. Não podemos tê-la e não podemos não tê-la. Não é algo que possa ser possuído, pois não é uma coisa. É nós mesmos. É nosso ser ...

Marise Armondes

31 de outubro de 2013

A Glândula Timo


No centro do peito, atrás do osso onde as pessoas tocam quando ele diz 'EU', existe uma pequena glândula chamada timo. Seu nome em grego, "thymos", significa energia vital. Será preciso dizer mais?

Sim, é preciso dizer algo mais ... porque o timo continua sendo um grande desconhecido. Ela cresce quando estamos alegres e se encolhe pela metade quando estamos estressados e mais ainda quando adoecemos.

Se somos invadidos por micróbios ou toxinas, ele reage imediatamente produzindo células de defesa. É, também, muito sensível a imagens, cores, luzes, cheiros, sabores, gestos, toques, sons, palavras e pensamentos. Amor e ódio o afetam profundamente. Os pensamentos negativos têm mais poder sobre ele que os vírus e bactérias.

Como essa atitude negativa não existe de forma concreta, o timo tenta reagir e enfraquece com a luta contra o invasor desconhecido e abre espaços para sintomas de baixa imunidade, como herpes. Em compensação, os pensamentos positivos conseguem ativar todos os seus poderes, lembrando que a fé remove montanhas.

Aqui vai um teste de pensamento muito simples que pode demonstrar essa conexão:


Una o seu polegar e o dedo indicador na posição de 'ok', pressione com firmeza e peça a alguém para tentar abri-los enquanto você pensa *estou feliz*. Em seguida, repita com o pensamento *Eu sou infeliz*.

A maioria das pessoas manteve a força do dedo com o pensamento feliz e enfraquece quando você pensa que é infeliz. Pratique e confira e sinta o resultado.

Namastê!
Marise Armondes

Fonte: Ayrveda Tybetano
Jan/2013


          
                                                                   


30 de outubro de 2013

“O corpo da mulher é sábio. Basta que ela o escute e saberá tudo”

(Janet Balaskas - Parto Ativo)


.
"Durante o yoga, a mãe grávida mantém sua consciência voltada para a respiração, inserindo-se num fluxo energético maior, promovendo, assim, um bom aporte sanguíneo para o bebê. Esta dádiva marca seu filho para o resto da vida... Yoga oferece à mãe grávida exercícios de harmonização com seu corpo e com suas energias sutis. Quando pratica os exercícios laterais, a mãe grávida trabalha os pilares do amor e da sabedoria. Quando se mantém em equilíbrio, influencia seu equilíbrio interno. Ao exercitar a flexibilidade das articulações, amplia a flexibilidade de sua mente. Durante o relaxamento, descobre a entrega. E, ao meditar, amplia sua consciência." (Fadynha)
TODO DIA É DIA DE YOGA!


29 de outubro de 2013

Yoga previne a má posição fetal


Especialistas em gestação revelaram que os exercícios de hatha yoga são ferramentas eficazes para evitar que o bebê se posicione no útero com o dorso à direita, situação que leva a partos difíceis e demorados e, diante da qual, a maioria dos médicos acaba optando pela realização de Cesarianas.

Nas últimas décadas houve um expressivo crescimento nos índices de partos com bebês nesta má posição, e vários estudos concluíram que isso ocorre devido aos maus hábitos de postura da mãe moderna, que passa várias horas diante do computador; dirigindo; ou assistindo televisão em sofás bastante confortáveis, sentada com a região lombar projetada para a frente e, muitas vezes, com os joelhos elevados acima da altura da região pélvica. E isso sem falar no índice de sedentarismo atual que é maior e também contribui para o problema.

A gestante de hoje precisa ficar muito atenta sobre sua postura durante a gravidez, principalmente nas seis semanas que antecedem o parto. O ideal é buscar a condição que os médicos denominaram de posição fetal perfeita para o nascimento, ou seja, o feto com o dorso posicionado à esquerda da barriga da mãe.

O mau posicionamento do bebê, em decorrência da postura errada da mãe, ocorre pelo seguinte fato: as costas do bebê é a parte mais pesada do corpo dele; isso significa que, naturalmente, as costas irão procurar a parte mais baixa do abdômen da mãe para se acomodar. Assim, se a região lombar da mãe fica constantemente projetada para frente (elevando, de certa forma, a barriga), a tendência é que as costas do bebê girem em direção à coluna da mãe – ao passo que a posição ideal para o parto é que as costas do bebê estejam em contato com a barriga da gestante.

Para prevenir, ou ate reverter esse quadro, os especialistas indicam – entre outras ações – a prática da hatha yoga. As suas asanas colaboram bastante para a conquista e manutenção da boa postura da gestante. Alguns exemplos de exercícios que mais trabalham a postura são: Namaskar, gato e folha dobrada.

O resultado de uma boa postura é importante não apenas para o parto, assegurando um nascimento mais tranquilo para bebê, mas também para a recuperação da mulher no pós-parto. Afinal, mulheres que tendem a projetar a lombar para a frente costumam ficar, após a chegada do filho, com a barriga saliente, as nádegas para dentro e os seios caídos. É uma questão, portanto, de saúde e de estética.


Fonte: Yoga para gestantes

Limpeza interior


"Precisamos limpar o nosso interior muito bem. Limpar as impressões que foram deixadas no eu, por nós e pelos outros. Meditação é limpar o coração e acalmar a mente. Não crie muitos pensamentos. Não deixe que a mente se agite ou se distraia. Ela se agita por causa das perguntas. Ela se atrai por causa das distrações. Agitação e atração são devido aos desejos. A mente precisa se tornar estável e inabalável. É o poder da verdade que nos permite manter a estabilidade."

Brahma Kumaris

8 de outubro de 2013

Vinyasa Flow Yoga

“Suavizar a mente para sentir as coisas, suavizar o fluxo da vida...” (Greta Hill)


O mês de setembro trouxe para o jardim do Espaço Plenitude flores muito especiais. Algumas cheias de conhecimento e generosidade, como a professora Greta Hill e seus alunos do curso de formação de Vinyasa Flow. As aulas acontecem mensalmente e desde abril já foram realizados quatro encontros. O último deles aconteceu em nosso Espaço, no sábado 28.09, abrindo um novo ciclo.

O curso, além da busca de autoconhecimento, significa para seus participantes a oportunidade de aprofundamento da prática e o despertar do coração do yoga através do Vinyasa Flow, que se diferencia de outros sistemas porque vai além do estudo de asanas (posturas). A proposta é um caminho para vivermos a vida como uma arte sagrada e vibrante, com ênfase na respiração, na energia muscular e na evolução constante.

Nas aulas ministradas por Greta Hill, a sensação é de que nossas mentes e corpos se abrem para uma nova dimensão de aprendizado do yoga, nos fazendo sentir como se fôssemos águias sobre o mat (tapetinho). Porém, é mais do que isso. A arte de incorporar yoga no dia a dia, ou mesmo de tornar-se um professor de yoga, é uma jornada profundamente pessoal, que pode despertar em você essa arte de viver e de curar, e supri-lo com ferramentas essenciais para que prospere, pondo em prática e realizando seu mais profundo potencial dentro ou fora do mat.

Para quem está vivendo esta belíssima oportunidade, a pedida é: comece onde você esta, os pré-requisitos são empatia e entusiasmo. "O primeiro princípio é abrir-se para a graça; respirar, alongar; e suavizar", afirma a professora Greta. E completa: "é preciso abrir a mente e o coração para tudo o que você gosta".


Pelos benefícios que estamos tendo, meu desejo é compartilhar com você, prezado leitor e aluno, esse maravilhoso conhecimento e aos poucos introduzi-lo em nosso programa de aulas.



O aperfeiçoamento é indispensável para nós que acreditamos que o seu bem-estar é objetivo final de nossos esforços.
Marise Armondes



25 de maio de 2013

Principal busca no Plenitude Espaço de Yoga...



Não buscamos asanas perfeitos, posturas perfeitas, buscamos o equilíbrio em cada uma delas, pois este equilíbrio vem de dentro. Quando estou equilibrada tudo fica perfeito, inclusive o meu asana. Dê a você o tempo de que precisa, persista no caminho do yoga, o resultado virá no momento certo.

Não tenha pressa...

Namastê!

Marise Armondes

Yoga na gravidez - vantagens no parto e no pós-parto



Yoga para gestantes é uma das modalidades que oferecemos no Plenitude Espaço de Yoga e que já ajudou várias mamães a conceberem seus filhos com muita saúde e disposição. A professora Khatia é a especialista no assunto no nosso espaço e tem nas raízes de sua formação os ensinamentos de uma pioneira da prática no Brasil, a professora carioca Maria de Lourdes da Silva Teixeira, conhecida carinhosamente por Fadynha. Para quem ainda não conhece os benefícios do Hatha Yoga para as gestantes, aqui vai um trecho de uma das mais importantes publicações de Fadynha:

"Além de beneficiar a mulher ao longo de toda sua gravidez, o hatha yóga também cria condições para que ela tenha um bom parto normal. O fortalecimento do assoalho pélvico durante as posturas permite que a saída do bebê ocorra sem rompimento do períneo e sem episiotomia e, ainda, que esta região recupere sua tonicidade mais facilmente no pós-parto. Mas não é só isso: com a prática das posturas, a musculatura da gestante vai sendo trabalhada gradativamente, desenvolvendo uma força física que será utilizada na hora do nascimento.
O hatha yóga proporciona o fortalecimento e a elasticidade das pernas (fundamental para o parto de cócoras) e braços (importante principalmente para depois do parto, nos cuidados com o bebê). Assim, a gestante fica mais bem preparada para agüentar as horas de trabalho de parto, que podem ser longas em alguns casos. Porém, o hatha yóga não traz vantagens apenas para mulheres durante o parto normal.Quando é necessário realizar uma cesariana, a gestante vai para o centro cirúrgico com muito mais controle de suas emoções.

A verdade é que, independentemente do tipo de parto que a gestante escolha ou consiga ter, a tendência é que a recuperação no pós-parto sempre ocorra da melhor forma para aquelas que fizeram o trabalho de hatha yóga na gravidez – principalmente no que diz respeito ao retorno do corpo de antes. Determinadas posturas e a respiração diafragmática praticada nos exercícios trabalham a musculatura da parede abdominal, e, depois que o bebê nasce, isso vai ajudar a barriga a voltar ao lugar com mais facilidade."

Fonte: Livro "
Yoga para Gestantes", publicado em 2005

Autora: Maria de Lourdes da Silva Teixeira, a Fadynha 
Editora: Ground
Outono...

Tempo de reflexão, de jogar suas folhas velhas ao vento e deixar que venha as novas folhas, renascendo para florir na primavera...


Namastê!

29 de janeiro de 2013

O caminho do yoga


Começo 2013 dizendo a você, caro leitor desse blog, algumas preciosas palavras do grande iluminado Osho.

... “ Se você abandona as expectativas, você aprendeu a viver. Então tudo o que acontece o deixa satisfeito. Você nunca fica frustrado, simplesmente porque não estava esperando nada”...

O Espaço plenitude está mais um ano de braços abertos para acolher você, que deseja abandonar os apegos e as expectativas frustradas que esse mundo louco tem lhe ofertado.

Quando você pratica yoga com consciência começa a perceber que as vantagens não se restringem aos alongamentos e ao fortalecimento de seus músculos,  porque o mais importante no yoga não é a beleza corporal ou a execução perfeita dos asanas, isso é apenas a consequência, que vai acontecer gradual e naturalmente. E no momento em que você perceber esta mudança, vai estar tão interiorizado e leve por dentro, que o asana e o corpo serão apenas parte da transformação maior.

Qualquer mudança de vida depende de um querer capaz de acessar a nossa consciência. Para religar o ser humano com sua consciência existem vários caminhos, mas é possível que o yoga seja o melhor deles, pois desperta o ser para a sua verdadeira essência.

Ao trilhar o caminho do yoga você irá aos poucos descobrir os destinos para os quais ele nos leva. Conheça alguns deles: 

1. Auto-estima cada vez mais elevada;
2. Reconhecimento de valores positivos em si mesmo;
3. Reeducação do pensamento, com o foco frente à vida;
4. Maior acesso às qualidades que estão no íntimo do ser;
5. Escolha por uma forma de agir pacífica e consciente diante de qualquer situação, optando pelas ações positivas;
6. Compreensão do seu universo e o do outro, para melhor conviver;
7. Construção de uma imagem positiva a respeito do ser humano;
8. Opção por um propósito de vida que esteja em equilíbrio e em harmonia com o mundo;
9. Permanecer calmo e ao mesmo tempo concentrado e alerta a cada momento da vida;
10. Percepção das consequencias futuras dos atitudes do presente.

Assim, o yoga dá ao praticante a oportunidade de criar uma condição de vida mais otimista, agradável e digna. Quem pratica sabe o quanto tudo isso é realidade. Mas não crie nenhuma expectativa, antes permita-se à oportunidade de experimentar. Venha conhecer o Espaço Plenitude e deixe o yoga acontecer na sua vida.

Seja bem-vindo 2013! Seja bem vindo caro leitor!
Estamos esperando você, com nosso melhor sorriso...


Namastê
Marise Armond