1 de novembro de 2013

Osho e a meditação



O que é a meditação? É uma técnica que se pode praticar? É um esforço que temos que fazer? É algo que a mente pode conseguir? Não. Tudo o que a mente é capaz de fazer não pode ser meditação.

Trata-se de algo que está além da mente, e nesse terreno da mente é absolutamente inútil tentar meditar. A mente não pode acessar a meditação. Onde termina a mente começa a meditação. É necessário lembrar-se disso, porque em nossas vidas, façamos o que façamos, será através da mente; o que quer que obtemos, obtemos através da mente. 

E então, quando nos voltamos para dentro, novamente começamos a pensar em termos de técnicas, métodos, ações, porque toda a experiência de vida nos mostra que a mente pode conseguir tudo. Sim, exceto a meditação, a mente pode conseguir tudo. Tudo a mente executa, exceto a meditação. Porque a meditação não é uma conquista; é um estado prévio: é a nossa natureza.

Não é necessário adquiri-la; somente é necessário reconhecê-la. Ela está lá à nossa espera desde sempre: basta que nos voltemos para ela que a encontraremos à nossa disposição.

A meditação é nossa natureza intrínseca: somos nós, é nosso ser, não tem nada a ver com nossas ações. Não podemos tê-la e não podemos não tê-la. Não é algo que possa ser possuído, pois não é uma coisa. É nós mesmos. É nosso ser ...

Marise Armondes

Nenhum comentário: