Nossas aulas

O Yoga não se restringe às práticas nas aulas, mas influencia atitudes e ações na vida, quando passamos a ter consciência de nossos atos. Isso acontece, pois com o Yoga, temos a oportunidade de aprender a arte da concentração, da meditação, o que diminui o fluxo dos pensamentos.

A prática do Yoga tem por objetivo fazer com que a mente fique centrada e tranqüila, de modo que o praticante se conscientize de sua verdadeira natureza e da natureza de todas as coisas.

No Yoga, assim como existem diversas linhas e métodos, cada professor é único, com sua história de vida e seu processo dentro do Yoga. A escolha é pessoal, e encontrar a linha que se ajusta a seu perfil só é possível por meio da prática. Mas, seja qual for a linha do Yoga praticada, o caminho é o mesmo: autoconhecimento, expansão da consciência e transformação.

As nossas aulas estão fundamentadas na escola Hatha Yoga e destina-se a alunos de todos os níveis e idades. Mesmo compartilhando da mesma prática os alunos vivem o seu processo evolutivo individualmente, respeitando sempre a sua condição física, o seu estado de saúde e o seu ritmo pessoal.

O que oferecemos:


Hatha Yoga (clássica e integrativa)
Prática com base na integração de posturas, respiração, relaxamento e meditação. Na Hatha Yoga as posturas são psicofísicas e agem de forma profunda em todos os sistemas orgânicos, centro nervoso e glândulas, garantindo assim uma saúde perfeita.

Os movimentos e as posturas nascem da respiração e acontecem de uma forma orgânica e fluida segundo o que propõe a postura firme e relaxada (sthira e sukha), podendo ter uma condução lenta e suave ou dinâmica e vigorosa. Tem por objetivo dar uma certa qualidade aos movimentos corporais.

A cada nível em que o aluno se encontra, ela será adequada às condições e capacidades de cada um, abrangendo criatividade com liberdade e desafio na prática de Hatha Yoga. Veja os horários disponíveis aqui


Hatha Vinyasa Flow
Vinyasa Flow é um estilo dinâmico de Hatha Yoga, que integra respiração com movimento consciente. 
A prática de posturas (asanas) é vigorosa e intensa, unifica o movimento respiratório ao corporal criando uma experiência libertadora e purificadora conhecida como FLOW. 
Vinyasa é traduzido literalmente do sânscrito no sentido de "conexão", segundo Ellen Stansell, PhD, estudiosa da literatura iogue e sânscrito.
Vinyasa flow yoga, entretanto, “não é só um estudo de asanas e alinhamento, mas um caminho para vivermos a vida como uma arte sagrada e vibrante, de respiração e em evolução constante” *
Este estilo é, por vezes também chamado de fluxo de yoga, por causa da maneira suave com que uma postura antecede a outra, quase como os movimentos de uma dança. A respiração torna-se um componente importante porque o professor irá instruí-lo a passar de um asana para o próximo em uma inspiração ou uma expiração. Veja os horários disponíveis aqui

* Micheline Berry

Yoga para Gestantes
As aulas de Yoga para Gestantes são especialmente preparadas para este momento tão especial. Os ásanas (posturas), aliados à prática de pranayamas (respiratórios), meditação e relaxamento, aumentam a energia e desenvolvem força e flexibilidade para a gestante estabelecendo uma conexão muito especial entre a mamãe e o seu bebê.

As aulas podem ser feitas sozinha ou acompanhada do “papai”, em grupo ou particular. Antes da primeira aula, é necessário agendar um horário para avaliação da gestante, só aí então estará pronta para a prática de Yoga.

A prática do Yoga trabalha a condição hormonal da grávida, deixando-a equilibrada e tranqüila, e age sobre as emoções e até o sobre seu lado espiritual, mesmo que nem perceba. Ela promove o autoconhecimento e aumenta a auto-estima, fazendo com que a futura mamãe se volte para dentro de si, proporcionando bem estar e paz interior.
Veja os horários disponíveis aqui


Yoga Pós-parto
A prática de yoga pós-parto é recomendada após 30 dias do parto normal e dois meses de uma Cesárea. Utiliza-se de ásanas que agem diretamente nos aspectos físico e emocional:

1. Benefício físico: na contração do útero da mulher para que ele volte ao seu estado normal o mais rápido, na medida em que a amamentação vai acontecendo, contribuindo para a redução de medidas. Auxilia, também, no fortalecimento muscular e correção do eixo postural da mulher, restabelecendo o equilíbrio corporal; na circulação de retorno venoso dos pés e tornozelos para o coração; além disso, contribui para a ampliação da caixa toráxica;

2. Benefício psicoemocional: influi no humor, promovendo a flexibilidade emocional da mulher, agora mãe, que precisa lidar com tantas mudanças: físicas, psicológicas e de toda estrutura de vida.

As aulas pós-parto são bem diferentes das séries propostas no período gestacional. Antes, com o bebê no ventre, o foco era a contração do períneo para fortalecê-lo, visando uma melhor dilatação na hora do parto. As visualizações e relaxamentos estavam ligados à saúde do bebê e ao parto natural, e algumas respirações eram feitas pela boca, pra soltar o ar na hora da 'expulsão' do bebê.

Agora a ênfase é no abdome. Os benefícios físicos, já mencionados, ampliam-se na medida em que a mulher intensifica a prática. O organismo ganha vitalidade e saúde em todos os seus sistemas, especialmente a estrutura óssea e muscular, o sistema venoso e a respiração. As séries baseiam-se em ásanas que ajudam a liberar endorfina, permitindo que o bom humor e a vitalidade estejam presentes no dia a dia da mãe, além de elevar a autoestima, e fortalecer mais seu vínculo com o bebê, que, a partir dos dois meses, participa das aulas junto com a mamãe. A prática é alternada com aulas de massagem Shantala.


Yoga Terapia Hormonal
A Yoga Terapia Hormonal é uma técnica terapêutica direcionada a resolver os problemas da baixa hormonal da Menopausa. Dinah Rodrigues*, especialista que desenvolveu a técnica, a define como uma terapia holística, com efeitos revitalizantes e rejuvenescedores, pois considera a mulher no seu todo, tanto o corpo físico e suas necessidades fisiológicas, como o corpo energético e a área psíquica e emocional.

Trata-se de uma terapia natural porque não usa medicamentos nem fitoterapia. Lança mão apenas de exercícios (asanas) de yoga, pranayamas (respirações específicas) e uma técnica energética Tibetena. A prática da Yoga Terapia Hormonal estimula a produção hormonal e elimina sintomas sem usar medicação (podendo substituir, com eficiência, o uso do HRT). 

Favorece o sistema endócrino, tireóide e hipófise, mas também atende mulheres de outras idades, pois ameniza os sintomas da TPM, melancolias e doenças psicossomáticas. A técnica apresenta também expressiva atuação no processo de rejuvenescimento, resistência física e saúde dos órgãos sexuais

Vale ressaltar seus efeitos, que ocorrem em três âmbitos: físico, fisiológico e psíquico. No plano físico, corrige a postura, aumenta a flexibilidade e fortalece músculos e ossos, prevenindo a osteoporose. No fisiológico, ativa a produção de hormônios, ativa o metabolismo. No nível psíquico, combate o estresse, a depressão e a insônia, trazendo um maior relaxamento mental e contribuindo para o aumento da concentração mental e elevando a auto-estima.
Veja os horários disponíveis aqui


*Dinah Rodrigues especializou-se em Yoga Terapia com Swami Sarvananda. Membro integral da IYTA International Yoga Teachers Association. Desde 1998 vem dando seminários e workshops em várias cidades do Brasil e da Europa. Publicou o livro Yoga - Terapia - Hormonal para Menopausa lançado na Bienal do Livro em 1998, atualmente na 4 º edição ampliada.


Pesquisa, redação e diagramação: Ellen Franco
Fotos: web