O yoga

Yoga é plenitude de vida!

Tecnicamente, refere-se a um complexo conjunto de valores, atitudes, preceitos e técnicas espirituais que se desenvolveram na Índia há mais de cinco mil anos e que podem ser vistos como fundamento da antiga civilização Indiana. Historicamente, o Yoga foi sistematizado por Patanjali, sábio indiano, em sua obra clássica Yoga Sutras, composta por 185 aforismos. 

A palavra yoga deriva da raiz sânscrita "yuj" que significa unir, atar, juntar. O ser humano acredita ter uma existência separada do Ser Supremo. O Yoga ensina os meios pelos quais o homem alcança finalmente a compreensão de que sempre esteve unido à divindade, conquistando, assim, a sua libertação.

Com base nas palavras de Patanjali, "Yoga é a anulação das ondas mentais, ou a anulação das formações mentais ou ainda é impedir que a mente tome várias formas". Colocando-se em outros termos, o objetivo é perceber a verdade interior, ao se tranqüilizar a mente. 

Para se atingir a libertação proposta, o sábio propôs alguns meios: Yama, ou Mandamentos da moral universal; a autopurificação pela disciplina; as posturas psicofísicas; o controle da Energia ou força universal; o controle da respiração; o desligar os sentidos dos seus objetos; a concentração; a meditação.


Existem diversas linhas no Yoga, como a Raja Yoga (meditação), Bhakti Yoga (devoção), Karma Yoga (ação), Jnana Yoga (conhecimento), todas visando a integração do ser humano com o ser espiritual. No Ocidente, um dos estilos mais populares é o Hatha Yoga, o Yoga físico. Este sistema é baseado na prática de Asanas (posturas) e Pranayama (controle da respiração) e representa uma das mais antigas práticas do mundo.

É complexo definir o que é Yoga, é algo que se tem que experimentar, respirar, viver. Não importa qual Yoga você pratique, todos os ramos de Yoga têm em comum o fato de estarem ligados a um estado de ser ou de consciência realmente elevado.

Podemos dizer, com a simplicidade da vida, que o yoga é o caminho para dentro de si mesmo, o reencontro com nossa essência, é o aqui e agora, é a “união” do eu individual com o eu divino, integrando o corpo, a mente e nossas emoções para que sejamos capazes de agir em harmonia com nossos pensamentos e sentimentos. Yoga é uma filosofia de vida, a maneira que escolhemos de viver e ser. Yoga é entrega, total. Yoga é ação, realização, coração. 

Quando o ser humano harmoniza o corpo, mente e espírito, essa harmonia se reflete em sua vida e na de todos à sua volta. Essa não é só uma maravilhosa conquista pessoal, mas uma forma eficaz de participar na construção de um mundo saudável e em paz. A prática do Yoga é democrática, não tem limite de idade, não depende de crença, nem de religião.


Pesquisa e redação: Ellen Franco
Foto: web