Método

YOGA INTEGRATIVA


Nossa escola prioriza a Yoga Integrativa: uma metodologia de prática que tem como base a Hatha Yoga clássica e integra variações como a Vinyasa Flow. O método tende a ser dinâmico e fluido, alternando, em uma mesma aula, posturas, técnicas de respiração, concentração, meditação, relaxamento, flexibilidade, alinhamento e fortalecimento. O objetivo é trabalhar o equilíbrio físico, emocional e mental; a consciência e harmonização bio-psíquica; conectando e integrando cada vez mais o praticante ao seu próprio ser. Esta modalidade ensina e compreende a pessoa como um ser multidimensional, que explora todos os aspectos do ser humano: físico, energético, pisco-emocional e espiritual.

Hatha yoga
Existem várias linhas do Yoga e, historicamente, o mais significativo deles é o sistema clássico de Patanjli, que sistematizou o yoga.

O método de destaque no Plenitude Espaço de Yoga é o Hatha Yoga. “Hatha” quer dizer “força, poder, esforço” e, também, é a junção de duas sílabas, “ha” e “tha”, sol e lua, respectivamente. Essa energia vital bipolar, que se mantém em movimento perpétuo, está ligada à atividade mental. O equilíbrio dessas duas forças é o que mantém a saúde perfeita do organismo. Por isso, tal equilíbrio da energia vital ou pranayama é a técnica fundamental do Hatha Yoga.

O Hatha Yoga é um método conhecido como a ciência da purificação. O corpo necessita ser limpo para que as energias bloqueadas possam se liberar. Os principais componentes do Hatha Yoga são:

ASANAS – posturas piscofísicas

PRANAIAMAS
controle de energia vital através da respiração

KRIYAS – técnicas de relaxamento











BANDHAS – controle muscular
  
MUDRAS – gestos reflexológicos

 MITAHARA – dieta moderada

DHYANA - meditação













Pesquisa, redação, colagens e diagramação: Ellen Franco
Fotos: web