24 de dezembro de 2016

Cinco anos de Plenitude e gratidão!

Ao término de um ano tão repleto de desafios, sentimo-nos esgotados, mas também vitoriosos pelas conquistas. Estou certa de que sem a yoga teria sido bem mais difícil enfrentar nossas jornadas individuais. Esse balanço que naturalmente fazemos de um tempo transcorrido é muito importante para darmos prosseguimento à vida. É mais um ciclo que se finda, e me dou conta então de que cinco anos se passaram desde o dia em que realizei a primeira aula em nosso espaço Plenitude Yoga. O dia 11 de dezembro de 2016 fechou esse ciclo de aperfeiçoamento conjunto e de troca de energia do bem e de muito amor.

Parece que foi ontem! Porém, foram muitos os dias de labuta até chegarmos aqui. Milhares de ásanas, mudras e mantras preencheram o nosso espaço de vida e superação; e o que dizer das inúmeras melodias, as incontáveis xícaras de chá, conversas amistosas, amizades que levamos pra vida?! Hoje somos uma família. A família Plenitude, como aprecio dizer.

Mas no começo... tudo era só eu: uma pretensão, apenas um sonho imenso regado de esperança. Era tudo aprendizado, mal jeito, planos, olhos atentos no mestre, coração apertado, espera, muita espera...  De modo irreversível, a yoga tornou-se minha própria essência e, com o apoio incondicional da minha família, o sonho começou a ganhar forma e se tornou realidade. Quando os primeiros olhinhos curiosos adentraram nosso espaço, enchendo meu coração de entusiasmo, eu soube que o tempo era de semear...


Era a realização do sonho de multiplicar a prática que transformou a minha vida. Meus primeiros alunos ainda estão conosco, o que me enche de orgulho gratidão: o casal Adegil e Terezinha, queridos. Sou imensamente grata pela presença constante e persistente deles em nosso espaço e em meu coração. Na pessoa deles, homenageio todos os alunos da família Plenitude. Amo todos vocês!
Regar valeu demais a pena: nosso jardim vingou! Belas árvores surgiram! Perseveramos, nos multiplicamos, criamos vínculos e crescemos. Tão pouco tempo, tantos ganhos inestimáveis: crianças que nasceram da prática, vocações que se acenderam, aprendizado e autoconhecimento, corpos curados, dores dissipadas, almas aliviadas de angústias e estresses, noites bem dormidas, sorrisos restituídos... Realização minha, satisfação de todos. Momentos difíceis? Desde o começo e até há poucos minutos atrás. Porque certamente não existe êxito sem desafios e muito trabalho, nem aprendizado sem erros.

O saldo é positivo principalmente porque a vida nos presenteou com pessoas maravilhosas: professores, alunos, colaboradores... Sem vocês, nossa trajetória nem existiria. Cada esforço despendido por um algo a mais que nos acrescente, vale a pena e é feito de todo o nosso coração. Porque hoje eu somos nós: Somos uma equipe trabalhando para o bem-estar e felicidade mútua. Sua gentil presença, aluno, é sempre bem-vinda e fundamental nessa caminhada.
No próximo ano, continuares firmes em nosso propósito de compartilhar essa belíssima e milenar prática e mutuamente nos beneficiarmos de suas dádivas. Ainda é longo nosso caminho... Dia 23 de janeiro de 2017 nosso espaço estará novamente de portas abertas para recebê-los, com muito afeto, boas energias e novidades!
Afinal de contas, 2016 está terminando... e o que você fez? Yoga? rs Então muito bem! Continue assim! Permita-se praticar e ser acolhido pelos benefícios da yoga. Nós sabemos o quanto esse momento tão seu é importante para você, que muito fez: trabalhou, lutou, amou, plantou, regou, colheu, chorou, sorriu, cuidou, pariu, errou, acertou, aprendeu, venceu? Que bom que você viveu, e sobreviveu! Vamos em frente e juntos! 
2017 nos espera!

Antes, porém, deixe que tudo termine bem... aquiete-se: desfaça, respire e relaxe. Namastê!

Feliz Natal!
Ano Novo de paz e excelentes perspectivas!
Marise Armondes e equipe

Redação e edição: 
Ellen Valéria Franco


20 de outubro de 2016

Poesia de viver

Poema Se 

“Se, ao final desta existência,
Alguma ansiedade me restar
E conseguir me perturbar;
Se eu me debater aflito
No conflito, na discórdia...

Se ainda ocultar verdades
Para ocultar-me,
Para ofuscar-me com fantasias por mim criadas...

Se restar abatimento e revolta
Pelo que não consegui
Possuir, fazer, dizer e mesmo ser...

Se eu retiver um pouco mais
Do pouco que é necessário
E persistir indiferente ao grande pranto do mundo...

Se algum ressentimento,
Algum ferimento
Impedir-me do imenso alívio
Que é o irrestritamente perdoar,

E, mais ainda,
Se ainda não souber sinceramente orar
Por quem me agrediu e injustiçou...

Se continuar a mediocremente
Denunciar o cisco no olho do outro
Sem conseguir vencer a treva e a trave
Em meu próprio...


Se seguir protestando
Reclamando, contestando,
Exigindo que o mundo mude
Sem qualquer esforço para mudar a mim mesmo...

Se, indigente da incondicional alegria interior,
Em queixas, ais e lamúrias,
Persistir e buscar consolo, conforto, simpatia
Para a minha ainda imperiosa angústia...

Se, ainda incapaz
para a beatitude das almas santas,
precisar dos prazeres medíocres que o mundo vende...

Se insistir ainda que o mundo silencie
Para que possa embeber-me de silêncio,
Sem saber realizá-lo em mim...
Se minha fortaleza e segurança
São ainda construídas com os materiais
Grosseiros e frágeis
Que o mundo empresta,
E eu neles ainda acredito...

Se, imprudente e cegamente,
Continuar desejando
Adquirir,
Multiplicar,
E reter
Valores, coisas, pessoas, posições, ideologias,
Na ânsia de ser feliz...

Se, ainda presa do grande embuste,
Insistir e persistir iludido
Com a importância que me dou...

Se, ao fim de meus dias,
Continuar
Sem escutar, sem entender, sem atender,
Sem realizar o Cristo, que,
Dentro de mim,
Eu Sou,

Terei me perdido na multidão abortada
Dos perdulários dos divinos talentos, Os talentos que a Vida
A todos confia,
E serei um fraco a mais,
Um traidor da própria vida,
Da Vida que investe em mim,
Que de mim espera
E que se vê frustrada
Diante de meu fim.

Se tudo isto acontecer
Terei parasitado a Vida
E inutilmente ocupado
O tempo
E o espaço
De Deus
Terei meramente sido vencido
Pelo fim,
Sem ter atingido a Meta”

Hermógenes





Na pessoa desse lindo mestre, homenageamos todos os poetas das letras e da vida. 20 de Outubro - Dia do Poeta



Equipe Plenitude Yoga

Edição: Ellen Valéria Franco

21 de setembro de 2016

Primavera...

"A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la. A inclinação do sol vai marcando outras sombras; e os habitantes da mata, essas criaturas naturais que ainda circulam pelo ar e pelo chão, começam a preparar sua vida para a primavera que chega.

Finos clarins que não ouvimos devem soar por dentro da terra, nesse mundo confidencial das raízes, — e arautos sutis acordarão as cores e os perfumes e a alegria de nascer, no espírito das flores.

Há bosques de rododendros que eram verdes e já estão todos cor-de-rosa, como os palácios de Jeipur. Vozes novas de passarinhos começam a ensaiar as árias tradicionais de sua nação. Pequenas borboletas brancas e amarelas apressam-se pelos ares, — e certamente conversam: mas tão baixinho que não se entende.

Oh! Primaveras distantes, depois do branco e deserto inverno, quando as amendoeiras inauguram suas flores, alegremente, e todos os olhos procuram pelo céu o primeiro raio de sol.

Esta é uma primavera diferente, com as matas intactas, as árvores cobertas de folhas, — e só os poetas, entre os humanos, sabem que uma Deusa chega, coroada de flores, com vestidos bordados de flores, com os braços carregados de flores, e vem dançar neste mundo cálido, de incessante luz.

Mas é certo que a primavera chega. É certo que a vida não se esquece, e a terra maternalmente se enfeita para as festas da sua perpetuação.

Algum dia, talvez, nada mais vai ser assim. Algum dia, talvez, os homens terão a primavera que desejarem, no momento que quiserem, independentes deste ritmo, desta ordem, deste movimento do céu. E os pássaros serão outros, com outros cantos e outros hábitos, — e os ouvidos que por acaso os ouvirem não terão nada mais com tudo aquilo que, outrora se entendeu e amou.

Enquanto há primavera, esta primavera natural, prestemos atenção ao sussurro dos passarinhos novos, que dão beijinhos para o ar azul. Escutemos estas vozes que andam nas árvores, caminhemos por estas estradas que ainda conservam seus sentimentos antigos: lentamente estão sendo tecidos os manacás roxos e brancos; e a eufórbia se vai tornando pulquérrima, em cada coroa vermelha que desdobra. Os casulos brancos das gardênias ainda estão sendo enrolados em redor do perfume. E flores agrestes acordam com suas roupas de chita multicor.

Tudo isto para brilhar um instante, apenas, para ser lançado ao vento, — por fidelidade à obscura semente, ao que vem, na rotação da eternidade. Saudemos a primavera, dona da vida — e efêmera."


Cecília Meireles*

No frescor desse poema de vida, convidamos você a recebê-la de coração aberto, 
para juntos florecermos...
Seja bem-vinda, Primavera!

Equipe Plenitude

*Texto extraído do livro "Cecília Meireles - Obra em Prosa - Volume 1", Editora Nova Fronteira - Rio de Janeiro, 1998, pág. 366.


Edição: Ellen Valéria Franco

28 de julho de 2016

Yoga - potencial de plena saúde

Praticar yoga tornou-se algo mais próximo da nossa cultura ocidental, especialmente por ser um caminho para cultivar momentos de paz, serenidade e bem-estar. Milhões de pessoas são adeptas do yoga hoje e investem diariamente tempo e recursos para obter o melhor que ela pode oferecer, tanto alunos quanto professores. 

E a busca não é em vão. Os benefícios para a saúde mental e física são inúmeros, especialmente porque a prática promove o alinhamento de mente/corpo, o que reduz o estresse humano e otimiza o equilíbrio emocional e o pleno funcionamento fisiológico e anatômico de nossos corpos.


Pesquisas estatísticas e científicas comprovam seus benefícios, apesar de ainda escassas. Enquanto a investigação científica aos poucos se expande, eis aqui o que já sabemos sobre seu potencial efeito no organismo:


Claro que alcançar o melhor dessa linda prática milenar requer certa dedicação e assiduidade. Porém, o prazer e os resultados imediatos são motivadores e nos levam a uma conduta cada vez mais favorável ao nosso bem-estar e saúde. Determinação e persistência fará de sua prática uma fonte de saúde e vida. Abrace-a, incorpore-a à sua existência. Namastê!

Equipe Plenitude Yoga

26 de julho de 2016

E por falar em ásanas...

Quando praticamos yoga, somos levados a confiar nos nossos espaços mais profundos da força interna para que os obstáculos se tornem pequenos e possamos voar nas asas da nossa força interior. 

Por meio dos ásanas somos levados a destinos preciosos que sugerem ao nosso corpo e alma benefícios indispensáveis para a nossa saúde e bem-estar. Conheça-os e levante esse vôo:  uma verdadeira imersão no infinito de possibilidades que a yoga nos oferece!


Eka Pada Raja Kapotasana
Postura do pombo com uma perna estendida
Mayara - aluna da nossa Plenitude Espaço de Yoga

Exerce uma forte abertura do quadril e região pélvica. Expansão torácica. Tonifica a região lombar e alinha a coluna. Melhora as funções respiratórias e cardíacas. O sistema urinário é beneficiado.
Mobiliza muita energia na parte baixa do corpo.
Desenvolve uma atitude interna de auto-confiança, segurança e destemor.


Sarvangasana – Postura da Vela
Postura de invertidas sobre os ombros

Cialva - aluna da nossa Plenitude Espaço de Yoga
Posição invertida do corpo, promove uma intensa irrigação cerebral melhorando as funções da memória, concentração e vitalidade das células neuronais. Aviva a mente.

Normaliza as funções do sistema nervoso central sendo excelente para quem sofre de insônia. Acalma a mente e desperta a alegria de viver.
Por atuar fortemente na circulação é indicada nos casos de inchaço nas pernas, varizes. Regulariza o intestino, melhora a prisão de ventre facilitando a liberação de toxinas gerando bem estar e disposição. Traz alivio para alguns tipos de enxaqueca. 

É uma postura maravilhosa para a saúde da mulher, otimizando a produção dos hormônios, aliviando doenças como a ansiedade e a depressão. Ótima para quem está atravessando a menopausa. 
Combate o envelhecimento precoce, retarda as rugas e previne a queda dos órgãos tais como bexiga e ovários.  Finalmente, melhora o sistema imunológico e ajuda a curar de resfriados e sinusite.

"Dois meses deste exercício fazem muito bem a circulação, ao metabolismo e à vivacidade mental. É uma das maiores bênçãos conferidas a humanidade por nossos antigos sábios".


Kakasana
Postura do corvo com variação

Rogério - aluno da nossa Plenitude Espaço de Yoga
Postura de equilíbrio executadas em cima das mãos.
O que ela pode fazer por você?
  • Fortalecer braços e pulsos;
  • Alongar a parte superior das costas;
  • Fortalecer os músculos abdominais;
  • Tonificar os órgãos abdominais;
  • Melhorar a concentração, proporciona equilíbrio, auto-confiança, serenidade, estabilidade emocional foco interno, liberta a mente da ansiedade e do medo.


Que sua prática seja íntegra e atinja o mais profundo  do seu ser.

Namastê!
Marise Armondes




Edição e revisão: Ellen Valéria Franco







20 de junho de 2016

Dia Internacional do Yoga

O momento é de celebrar! Por isso, estamos de portas abertas para a gratidão e a generosidade!

Em comemoração ao Dia Internacional do Yoga, amanhã, dia 21 de junho, haverá aulas gratuitas o dia todo em nossa escola Plenitude Yoga, começando às 7h da manhã, entrando pela tarde e noite. Confira a programação e venha fazer aulas em qualquer horário do dia e traga quem você quiser. Vamos abraçar e difundir essa linda prática milenar, que tanto bem tem feito à humanidade.
Confira a programação!

Aulas gratuitas o dia todo

Manhã:
7h - Hatha Yoga Clássica
8h - Hatha Yoga Clássica
9h15 - Hatha Yoga Integrativa – aula extra (Dia do Yoga)
10h30 - Hatha Yoga Integrativa – aula extra (Dia do Yoga)

Tarde:
12h00 - Hatha Yoga Integrativa – aula extra (Dia do Yoga)
13h15 - Hatha Yoga Integrativa – aula extra (Dia do Yoga)
14h30 - Hatha Yoga Integrativa – aula extra (Dia do Yoga)
16h - Yoga Pós parto (exclusivo para mães e bebês até 2 meses)
17h30 - Yoga Vinyassa Flow

Noite
19h - Hatha Yoga
20h - Yoga Gestante
21h15 - Hatha Yoga Vinyassa

Esperamos por você!

Estamos na QE 19 conjunto E, casa 14 - Guará II, Brasília-DF.
zapp: 61 99278-8597


Namastê!
Marise Armondes


13 de maio de 2016

Plenos de amor

Mamães e bebês estabelecem um vínculo precioso e eterno. Nada mais lindo e saudável do que essa perfeita harmonia. A equipe Plenitude Yoga sabe muito bem da importância que a maternidade representa na vida de uma mulher, e o quanto esse evento pode mudar o rumo de suas perspectivas e sua rotina diária. Por isso, oferece o curso Yoga Pós-parto para uma prática especial nos primeiros meses de vida da mamãe com o seu bebê. Confira as turmas e horários disponíveis:AQUI

Nesse período, o corpo ainda está voltando ao lugar, o útero aos poucos vai se contraindo e as medidas são gradativamente reduzidas, inclusive com a ajuda da amamentação, que contribui muito para isso. Ocorre que a prática da Yoga pode acelerar esse processo e minimizar os desconfortos do pós-parto, trazendo mais bem-estar, disposição e saúde para mamãe.

A prática pode se inciar ainda no puerpério. Se o parto foi normal, decorridos 30 dias, a mãe já pode voltar a praticar yoga ou a começar. Já a cesárea pede até dois meses de prazo para que a prática se inicie. Então, não perca esse time! E venha com a mente aberta para uma nova experiência, que é bem diferente da prática para gestante, quando o objetivo era fortalecer o períneo visando uma melhor dilatação na hora do parto, e os relaxamentos a promover a saúde do bebê.

Na yoga pós-parto a ênfase será no abdômen e no equilíbrio emocional da mãe. A prática da yoga vai ajudar você mamãe a enfrentar com tranquilidade as mudanças desse novo momento de vida, aliviando o cansaço, estresses desnecessários e até doenças psicossomáticas como a depressão. 

As visualizações te darão a oportunidade de ficar um tempinho consigo mesma e os ásanas vão liberar endorfina, permitindo que o bom humor e a vitalidade estejam presentes em seu dia a dia, além de elevar a autoestima. Com dois meses de vida o bebê também pode vir praticar juntinho com a mamãe, e esse vínculo é intensamente fortalecido. Então marque sua aula experimental e venha conhecer de perto os benefícios da yoga para a sua vida a de seu bebê. A escola Plenitude Yoga trabalha para que sua prática seja a mais completa e segura, além de confortável num ambiente insuflado de amor e acolhimento. Esperamos por você!
Namastê!
Marise Armondes

Edição: Ellen Valéria Franco
Imagens: Marise Armondes

11 de abril de 2016

#SomosTodosPlenitude


"A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-se do sofrimento, perdemos também a felicidade." 
(Carlos Drummond de Andrade)

"Quando alguém evolui, evolui tudo que está à sua volta."
(Paulo Coelho)

"A experiência se adquire na prática."
(William Shakespeare)

17 de fevereiro de 2016

Estamos de volta, e renovados!


Créditos: Marise Armondes
Findas as luzes de Natal e o brilho do Reveillon, chega enfim o carnaval pra enfeitar as almas e deixar aquele gostinho de saudade no ar... Vão-se os dias de festa, férias e serpentinas, ficam as contas a pagar, a rotina do trabalho e estudo, as lutas... Estresse? Pode até ser. É vida que segue, exigindo muito de nós!

Créditos: Marise Armondes
Mas se você tem o privilégio do acesso ao nosso espaço abençoado para a prática da yoga, o ano começa com a certeza de que será mais do que feliz e relaxado... munido de boas energias, com posturas literalmente bem articuladas, autoconhecimento em dia, consciência sã, mente e corpo em perfeita sintonia e equilíbrio. A vida segue, mas com vigor e serenidade, pra neutralizar ansiedades e dissolver todas as preocupações vãs.

Pra isso, estamos de volta! E com tudo o que você tem direito para renovar seu fôlego dia após dia e obter saúde e bem-estar pleno! Sinta-se bem-vindo e muito à vontade no nosso espaço de amor e dê mais alguns passos rumo à superação física e emocional. Aproveite cada cantinho carinhosamente preparado com mais conforto e comodidade para o seu acolhimento.
Créditos: Marise Armondes
A escola está renovada, com mais espaço para você e o seu tapetinho; temos  novos bolsters, cintos, mantas e blocos; mais estrutura para sua segurança e bem-estar durante as práticas restaurativas, assim como para as práticas mais ativas de Vinyasa Flow. Nosso ideal é proporcionar a você o melhor ambiente possível. Aqui é reduto de paz, superação e bem-estar.


Créditos: Ellen Franco
Para as recém mamães e seus bebês, retomamos nosso horário de yoga pós-parto. Você que praticou conosco yoga para gestantes, vem pra cá! Nas terças e quintas há yoga para todos com várias opções de horários e professores, todos altamente qualificados para dar o seu melhor. Confira turmas e horários Aqui

Créditos: Ellen Franco
Qualidade você encontra também na nossa lojinha. Além de acessórios como tapetinhos e lindas capas para transportá-los, temos nossos tradicionais cheirinhos para ambiente (camomila, capim-limão, algodão, bambu e outros), incensários, incensos para todos gostos, artesanatos diversos, e até ovos caipiras! Tudo com preço justo e acessível.




Imagens: Ellen Franco

Créditos: Ellen Franco
Temos também os deliciosos pães integrais e doces veganos Feito de Amor, em sabores e texturas diversas (pão de cebola; cítrico de erva-doce; banana com passas, banana com chocolate, beterraba, girassol; bolo-flan, brigadeiro, antepastos), produção artesanal e livre de leite ou qualquer outro ingrediente de origem animal. No link acima você acompanha a divulgação da pronta entrega diária e semanalmente.

2016 promete ainda mais encontros e momentos especiais de confraternização e mútuo aprendizado: cursos de formação em yoga, massagem ayurvédica, kryia yoga, vivências filosóficas, sustentáveis e culinárias... e muito mais. Acompanhe nossa fan page no Facebook: Plenitude Yoga e siga o nosso blog para ficar por dentro! O ano de 2016 pode, sim, ser um ponto de partida de uma mudança para melhor. Mas pra você que já trilha esse caminho, é a continuidade da sua busca por mais qualidade de vida e boa saúde. Seu lugar é aqui, na plenitude do nosso abraço! Então, não perca tempo! Estamos à sua espera!
Imagens: Ellen Valéria Franco, Raíssa Armondes

Desperte sua sintonia corpo e alma! 
Tudo isso está bem perto de você.

Seja mais do que bem-vindo!
Namastê!
Marise Armondes



Revisão e edição: Ellen Valéria Franco
Jornalista e Social Media