31 de outubro de 2013

A Glândula Timo


No centro do peito, atrás do osso onde as pessoas tocam quando ele diz 'EU', existe uma pequena glândula chamada timo. Seu nome em grego, "thymos", significa energia vital. Será preciso dizer mais?

Sim, é preciso dizer algo mais ... porque o timo continua sendo um grande desconhecido. Ela cresce quando estamos alegres e se encolhe pela metade quando estamos estressados e mais ainda quando adoecemos.

Se somos invadidos por micróbios ou toxinas, ele reage imediatamente produzindo células de defesa. É, também, muito sensível a imagens, cores, luzes, cheiros, sabores, gestos, toques, sons, palavras e pensamentos. Amor e ódio o afetam profundamente. Os pensamentos negativos têm mais poder sobre ele que os vírus e bactérias.

Como essa atitude negativa não existe de forma concreta, o timo tenta reagir e enfraquece com a luta contra o invasor desconhecido e abre espaços para sintomas de baixa imunidade, como herpes. Em compensação, os pensamentos positivos conseguem ativar todos os seus poderes, lembrando que a fé remove montanhas.

Aqui vai um teste de pensamento muito simples que pode demonstrar essa conexão:


Una o seu polegar e o dedo indicador na posição de 'ok', pressione com firmeza e peça a alguém para tentar abri-los enquanto você pensa *estou feliz*. Em seguida, repita com o pensamento *Eu sou infeliz*.

A maioria das pessoas manteve a força do dedo com o pensamento feliz e enfraquece quando você pensa que é infeliz. Pratique e confira e sinta o resultado.

Namastê!
Marise Armondes

Fonte: Ayrveda Tybetano
Jan/2013


          
                                                                   


30 de outubro de 2013

“O corpo da mulher é sábio. Basta que ela o escute e saberá tudo”

(Janet Balaskas - Parto Ativo)


.
"Durante o yoga, a mãe grávida mantém sua consciência voltada para a respiração, inserindo-se num fluxo energético maior, promovendo, assim, um bom aporte sanguíneo para o bebê. Esta dádiva marca seu filho para o resto da vida... Yoga oferece à mãe grávida exercícios de harmonização com seu corpo e com suas energias sutis. Quando pratica os exercícios laterais, a mãe grávida trabalha os pilares do amor e da sabedoria. Quando se mantém em equilíbrio, influencia seu equilíbrio interno. Ao exercitar a flexibilidade das articulações, amplia a flexibilidade de sua mente. Durante o relaxamento, descobre a entrega. E, ao meditar, amplia sua consciência." (Fadynha)
TODO DIA É DIA DE YOGA!


29 de outubro de 2013

Yoga previne a má posição fetal


Especialistas em gestação revelaram que os exercícios de hatha yoga são ferramentas eficazes para evitar que o bebê se posicione no útero com o dorso à direita, situação que leva a partos difíceis e demorados e, diante da qual, a maioria dos médicos acaba optando pela realização de Cesarianas.

Nas últimas décadas houve um expressivo crescimento nos índices de partos com bebês nesta má posição, e vários estudos concluíram que isso ocorre devido aos maus hábitos de postura da mãe moderna, que passa várias horas diante do computador; dirigindo; ou assistindo televisão em sofás bastante confortáveis, sentada com a região lombar projetada para a frente e, muitas vezes, com os joelhos elevados acima da altura da região pélvica. E isso sem falar no índice de sedentarismo atual que é maior e também contribui para o problema.

A gestante de hoje precisa ficar muito atenta sobre sua postura durante a gravidez, principalmente nas seis semanas que antecedem o parto. O ideal é buscar a condição que os médicos denominaram de posição fetal perfeita para o nascimento, ou seja, o feto com o dorso posicionado à esquerda da barriga da mãe.

O mau posicionamento do bebê, em decorrência da postura errada da mãe, ocorre pelo seguinte fato: as costas do bebê é a parte mais pesada do corpo dele; isso significa que, naturalmente, as costas irão procurar a parte mais baixa do abdômen da mãe para se acomodar. Assim, se a região lombar da mãe fica constantemente projetada para frente (elevando, de certa forma, a barriga), a tendência é que as costas do bebê girem em direção à coluna da mãe – ao passo que a posição ideal para o parto é que as costas do bebê estejam em contato com a barriga da gestante.

Para prevenir, ou ate reverter esse quadro, os especialistas indicam – entre outras ações – a prática da hatha yoga. As suas asanas colaboram bastante para a conquista e manutenção da boa postura da gestante. Alguns exemplos de exercícios que mais trabalham a postura são: Namaskar, gato e folha dobrada.

O resultado de uma boa postura é importante não apenas para o parto, assegurando um nascimento mais tranquilo para bebê, mas também para a recuperação da mulher no pós-parto. Afinal, mulheres que tendem a projetar a lombar para a frente costumam ficar, após a chegada do filho, com a barriga saliente, as nádegas para dentro e os seios caídos. É uma questão, portanto, de saúde e de estética.


Fonte: Yoga para gestantes

Limpeza interior


"Precisamos limpar o nosso interior muito bem. Limpar as impressões que foram deixadas no eu, por nós e pelos outros. Meditação é limpar o coração e acalmar a mente. Não crie muitos pensamentos. Não deixe que a mente se agite ou se distraia. Ela se agita por causa das perguntas. Ela se atrai por causa das distrações. Agitação e atração são devido aos desejos. A mente precisa se tornar estável e inabalável. É o poder da verdade que nos permite manter a estabilidade."

Brahma Kumaris

8 de outubro de 2013

Vinyasa Flow Yoga

“Suavizar a mente para sentir as coisas, suavizar o fluxo da vida...” (Greta Hill)


O mês de setembro trouxe para o jardim do Espaço Plenitude flores muito especiais. Algumas cheias de conhecimento e generosidade, como a professora Greta Hill e seus alunos do curso de formação de Vinyasa Flow. As aulas acontecem mensalmente e desde abril já foram realizados quatro encontros. O último deles aconteceu em nosso Espaço, no sábado 28.09, abrindo um novo ciclo.

O curso, além da busca de autoconhecimento, significa para seus participantes a oportunidade de aprofundamento da prática e o despertar do coração do yoga através do Vinyasa Flow, que se diferencia de outros sistemas porque vai além do estudo de asanas (posturas). A proposta é um caminho para vivermos a vida como uma arte sagrada e vibrante, com ênfase na respiração, na energia muscular e na evolução constante.

Nas aulas ministradas por Greta Hill, a sensação é de que nossas mentes e corpos se abrem para uma nova dimensão de aprendizado do yoga, nos fazendo sentir como se fôssemos águias sobre o mat (tapetinho). Porém, é mais do que isso. A arte de incorporar yoga no dia a dia, ou mesmo de tornar-se um professor de yoga, é uma jornada profundamente pessoal, que pode despertar em você essa arte de viver e de curar, e supri-lo com ferramentas essenciais para que prospere, pondo em prática e realizando seu mais profundo potencial dentro ou fora do mat.

Para quem está vivendo esta belíssima oportunidade, a pedida é: comece onde você esta, os pré-requisitos são empatia e entusiasmo. "O primeiro princípio é abrir-se para a graça; respirar, alongar; e suavizar", afirma a professora Greta. E completa: "é preciso abrir a mente e o coração para tudo o que você gosta".


Pelos benefícios que estamos tendo, meu desejo é compartilhar com você, prezado leitor e aluno, esse maravilhoso conhecimento e aos poucos introduzi-lo em nosso programa de aulas.



O aperfeiçoamento é indispensável para nós que acreditamos que o seu bem-estar é objetivo final de nossos esforços.
Marise Armondes