23 de setembro de 2012

KICHADI - RECEITA

Saiba como fazer este tradicional prato da culinária ayurvédica, e quais são os benefícios dele para a sua saúde


A Ayurveda, medicina indiana, possui três pilares que sustentam a vida, e um deles é a nutrição. Por aí já podemos imaginar o quanto a nutrição é importante para esta filosofia de vida, que tem o Yoga como uma ciência irmã.

O kichadi é uma categoria de pratos considerados curingas para a alimentação da ayurveda, porque equilibra os três doshas: vata (ar e espaço), pitta (fogo e água) e kapha (água e terra). Os alimentos também são nutridos por esses cinco elementos e possuem um sabor que, na Ayurveda, são chamados de rasa. 

Rasa é a experiência imediata do sabor e como isto nos afeta não só no aspecto físico, mas, também, no energético, mental ou emocional. No Universo existem seis sabores: doce, azedo, salgado, picante ou ácido, amargo e adstringente. Portanto, compreende-se que a mente também é afetada juntamente com o corpo, além de ser a base das realizações humanas.

O Kichadi, mais picante e adstringente, tem o poder de aumentar o Agni (fogo digestivo), tão importante para uma boa digestão, além de auxiliar na desintoxicação. O ideal é que seja consumido pelo menos uma vez por semana. Experimente fazer e degustar. É uma delícia!


Ingredientes

1 colher de chá de cúrcuma (açafrão)
1 colher de sopa de ghee* (manteiga especial indiana) ou manteiga sem sal
1 pitada de  assafétida* (ou hing)
1/2 colher de cominho em pó
3 cenouras cortadas em cubos
2 tomates picados
200 g de vagem cortadas ao meio
1 cebola em cubos
8 xícaras (de chá) de água
1 copo de arroz basmati (típico indiano) ou arroz branco ou integra
200 g de lentilha 
Sal e pimenta do reino à gosto
1/2 couve-flor coratada em pedacinhos

*ingredientes encontrados em lojas de produtos naturais ou especializadas em temperos e condimentos indianos)

Modo de fazer 

Coloque a água para ferver. Em outra panela, aqueça o açafrão. Adicione o ghee (ou manteiga sem sal), a assafétida e o cominho. Aguarde um minuto. Refogue a cenoura, o tomate, a vagem e a cebola, e em seguida adicione e a lentilha, água fervente para cozinhar, o sal e a pimenta do reino. 



Quando o arroz levantar fervura, junte a couve-flor, colocando-a por cima, e deixe cozinhar. Apague o fogo antes que a água seque por completo. Salpique salsinha e sirva em seguida. Serve até 10 pessoas.

- Pode-se optar pela utilização de outros tipos de leguminosas como aspargos e ervilhas frescas, que devem ser cozidos separadamente, no vapor.

- Se desejar, decore com fatias de carambola e damasco, ou frutas de sua preferência. Rende 10 porções. 

Bom apetite e boa saúde!
Namaste!
Marise Armondes

Um comentário:

Ellen Valéria disse...

Fiz a receita com arroz integral, só que na panela de pressão. Ficou ótimo!