Ao percorrer o caminho do Yoga, começamos a ter percepções nítidas sobre algumas questões relacionadas à prática. Uma delas é o que chamamos de ásanas (posturas). Diariamente oriento os meus alunos para que durante uma determinada postura fechem os olhos e interiorizem o ásana. Muitas pessoas passam uma vida inteira dedicando-se à prática de excelentes ásanas sem, no entanto, nunca terem de fato praticado o yoga.
Pedro Kupfer, um yoguim que merece todo meu respeito, disse outro dia num artigo: “O que faz diferença é a atitude que está por traz dos ásanas. E com a atitude correta, vem uma série de outras coisas: alinhamento, inteligência corporal, respiração consciente, despertar das experiências do corpo sutil, transformação do organismo, num proceso que poderíamos chamar de alquimia corporal”... Isso é maravilhoso!
Nessa perspectiva, o yoga oferece a oportunidade de você construir seu próprio corpo, basta você perceber a sua respiração, o fluir de seus passos e atos para, então, tornar-se mais saudável e em harmonia fisicamente. A partir daí, você irá notar que a sensibilidade dos seus sentidos já não é a mesma. Olfato, visão e audição vão ficar mais aguçados e precisos.
Ao passar por esse processo, respeite-se e aceite as mudanças nítidas ou mesmo as sutis que forem ocorrendo. É esse o caminho do yoga. O recado dessa semana é este: construa um ásana no seu corpo, leve-o para dentro, respire fundo, e agradeça...
Namaste!
Marise Armondes
Um comentário:
Como é maravilhoso te ver nesta foto, tão sublime, tranquila, um equilíbrio total. Fico muito feliz por vc, pois és uma pessoa muito importante na minha vida. Te amo minha amiga. Beijos neste lindo coração. Ângela.
Postar um comentário