17 de setembro de 2011

Consciência, na prática!


O yoga nasceu na Ìndia e ganhou o mundo. Infelizmente, a prática desta milenar disciplina, aqui no ocidente, tende a tornar-se uma demonstração de posturas mirabolantes, pois quanto mais difíceis e avançadas, mais atraem a atenção da pessoa que deseja alcançar desempenho, esquecendo, muitas vezes, do seu estado físico e dos reais objetivos de saúde e bem-estar que o yoga propõe.

A verdadeira prática do yoga vem de dentro, não se busca de fora. Esqueça, se você faz yoga voltada para o físico. Tal pensamento é um equívoco, e pode levá-lo a sérias conseqüências, como lesões e desconfortos musculares. Aqui no Plenitude Espaço de Yoga não precisamos ser magros nem sarados, nem competirmos com ninguém. Basta cada um relaxar e agir com consciência para atingir os melhores resultados, que são pessoais e únicos.

Foto: Ellen Franco
Os ásanas que aqui praticamos equilibram, sim, o tônus da musculatura, nassageiam os órgãos, além de atuarem como condutores de energia para que o prana (a respiração) flua espontaneamente para todo o seu corpo. 

Porém, nossa prática vai um pouco além: saiba que uma ótima saúde depende necessariamente de uma coluna vertebral igualmente saudável, com espaços articulares entre as vértebras. Detalhes fundamentais como este são criteriosamente considerados aqui no espaço Plenitude, onde o nosso grande desafio é ensiná-lo a respeitar seus limites.

A coluna vertebral é formada por 24 vértebras, com um perfeito encaixe entre elas. O disco entre as vértebras protege a absorve os impactos e ligamentos que unem as vértebras. Os músculos orientam os movimentos para permitir que façamos flexões, extensões, rotações, torções e, muitas vezes, com a nossa correria do dia-a-dia, as tensões musculares reduzem esses movimentos, por isso, o limite.

O recado é: pratique o yoga, mas com consciência! Tenha sempre muito cuidado durante a prática, qualquer dor deve ser observada. É preciso ouvir os sinais de desconforto do seu corpo, que, aliás, é muito inteligente. Afinal yoga não é dor, é saúde, paz e energia....
 
Profª Marise Armondes


7 comentários:

Ellen Valéria disse...

Suas aulas são tão importantes quanto suas palavras, prof. Marise! O yoga me ensinou sobre meus limites, respiração e mudou minha vida para muito melhor. Parabéns pela escola e o blog!

Anônimo disse...

Minha querida...Estou muito orgulhosa de voce, que, com seu jeito meigo e persistente de “remédio homeopático” é uma fortaleza, que, gota a gota....chegou lá.... PARABÉNS VENCEDORA...!

Estou muito...muito feliz por voce.
TE AMO...Mais ainda...!

Super beijo.
Marise Borges..(Mary)

Anônimo disse...

Profa. Marise, tenha um lindo dia! Parabéns pelo Espaço Plenitude, e que essa grande vitória lhe faça sempre seguir em frente na busca de forças para o encontro da paz, harmonia,
alegria e GRANDE PROSPERIDADE na sua Escola.
Um grande abraço, Fátima

Jaque Kemp disse...

Marise, parabéns pelo blog! Está muito bonito! A gente percebe que foi feito com muito carinho e cuidado. O mesmo carinho e cuidado que você tem com seus alunos durante as práticas de yoga.
Um beijo!
Namastê!

Wanda B. Silva disse...

Marise, querida!
Já havia visitado o blog antes mas hoje resolvi comentar. Está lindo, as fotos das turmas estão ótimas e os seu posts estão na medida certa! Você não imagina o quanto estou sentindo falta das aulas... Mas, assim que puder eu voltarei, embora ainda não saiba quando!
Um grande abraço a você e às minhas colegas de prática!!

Anônimo disse...

minha linda, eu sou uma privilegiada por ter a sua amizade,, e receber gotas de sensibilidades, como as do orvalho... Parabens pelo sonho realizado e que Deus te abencoe muinto e te guarde sempre... um beijo da sua amiga eliane.
seu blog ta lindo !!

Anônimo disse...

Marise,
Parabéns, seu blog é lindo!
Fico muito feliz por você e estou orgulhosa em ter uma amiga dedicada, batalhadora e mais que vencedora. Que Deus te ilumine muito mais pra que todos os seus objetivos sejam realizados!
Beijos,
Helem Chavante.