25 de maio de 2013

Principal busca no Plenitude Espaço de Yoga...



Não buscamos asanas perfeitos, posturas perfeitas, buscamos o equilíbrio em cada uma delas, pois este equilíbrio vem de dentro. Quando estou equilibrada tudo fica perfeito, inclusive o meu asana. Dê a você o tempo de que precisa, persista no caminho do yoga, o resultado virá no momento certo.

Não tenha pressa...

Namastê!

Marise Armondes

Yoga na gravidez - vantagens no parto e no pós-parto



Yoga para gestantes é uma das modalidades que oferecemos no Plenitude Espaço de Yoga e que já ajudou várias mamães a conceberem seus filhos com muita saúde e disposição. A professora Khatia é a especialista no assunto no nosso espaço e tem nas raízes de sua formação os ensinamentos de uma pioneira da prática no Brasil, a professora carioca Maria de Lourdes da Silva Teixeira, conhecida carinhosamente por Fadynha. Para quem ainda não conhece os benefícios do Hatha Yoga para as gestantes, aqui vai um trecho de uma das mais importantes publicações de Fadynha:

"Além de beneficiar a mulher ao longo de toda sua gravidez, o hatha yóga também cria condições para que ela tenha um bom parto normal. O fortalecimento do assoalho pélvico durante as posturas permite que a saída do bebê ocorra sem rompimento do períneo e sem episiotomia e, ainda, que esta região recupere sua tonicidade mais facilmente no pós-parto. Mas não é só isso: com a prática das posturas, a musculatura da gestante vai sendo trabalhada gradativamente, desenvolvendo uma força física que será utilizada na hora do nascimento.
O hatha yóga proporciona o fortalecimento e a elasticidade das pernas (fundamental para o parto de cócoras) e braços (importante principalmente para depois do parto, nos cuidados com o bebê). Assim, a gestante fica mais bem preparada para agüentar as horas de trabalho de parto, que podem ser longas em alguns casos. Porém, o hatha yóga não traz vantagens apenas para mulheres durante o parto normal.Quando é necessário realizar uma cesariana, a gestante vai para o centro cirúrgico com muito mais controle de suas emoções.

A verdade é que, independentemente do tipo de parto que a gestante escolha ou consiga ter, a tendência é que a recuperação no pós-parto sempre ocorra da melhor forma para aquelas que fizeram o trabalho de hatha yóga na gravidez – principalmente no que diz respeito ao retorno do corpo de antes. Determinadas posturas e a respiração diafragmática praticada nos exercícios trabalham a musculatura da parede abdominal, e, depois que o bebê nasce, isso vai ajudar a barriga a voltar ao lugar com mais facilidade."

Fonte: Livro "
Yoga para Gestantes", publicado em 2005

Autora: Maria de Lourdes da Silva Teixeira, a Fadynha 
Editora: Ground
Outono...

Tempo de reflexão, de jogar suas folhas velhas ao vento e deixar que venha as novas folhas, renascendo para florir na primavera...


Namastê!